O que você precisa saber sobre cercas elétricas Publicado em 18 abril, 2017
Publicado em 18 abril, 2017
Atualmente é difícil encontrar um projeto residencial que não utilize cercas elétricas como medida de segurança. Isso porque além de serem bastante inibidoras, elas possuem um custo relativamente baixo de instalação e manutenção.
Para prevenir e dificultar invasões, as cercas elétricas são formadas por fios energizados que se tocados ou rompidos, emitem choques em que as encostou. O equipamento gera e entrega, a cada segundo, um pulso de altíssima voltagem (8.000 volts). Estes fios, em alguns casos, podem ser monitorados, e ao acontecer uma tentativa de sabotagem, disparam um sinal sonoro.
É importante saber de que por mais que o contato com uma cerca elétrica possa machucar, elas não são capazes de levar humanos e animais ao falecimento, já que sua intensidade não é suficiente para causar óbito.
Alguns cuidados devem ser tomados quando se deseja instalar uma cerca elétrica. Primeiramente, este serviço deve ser realizado por profissionais devidamente capacitados, que utilizem equipamentos certificados pelo INMETRO e obedeça aos princípios básicos de segurança (limite mínimo de 2,20 metros de altura da cerca, não invadir o espaço físico do vizinho e inserir avisos de advertência a cada 10 metros sobre o risco de choque).
O uso de placas informando sobre o uso da cerca é imprescindível. Se algum acidente por ventura vier a acontecer, a responsabilidade é toda do dono do imóvel.
Outra vantagem interessante das cercas elétricas é o seu baixo consumo de energia. Diferente do que muitas pessoas pensam, deixar a sua residência mais segura não implica necessariamente em ter uma conta de luz altíssima. O consumo de uma central de choque é de 3,6 Kw mês, isto equivale a um consumo menor que um radio relógio.
É normal que a energia alguma vez acabe, seja por motivos de forças naturais ou problemas técnicos. Se isso ocorrer e o fornecimento de energia elétrica for interrompido, o sistema da cerca continua a operar, já que possui uma bateria de emergência que mantém a cerca funcionando por até 12 horas.